Devo tosar meu cachorro no verão?

tosar meu cachorro no verão

Uma pergunta que muitas pessoas fazem quando começa a chegar o calor é: devo tosar meu cachorro no verão? Esta é a pergunta que muitos donos de cães fazem a si mesmos nos meses de Verão.

Esta é uma questão particularmente confusa para os proprietários de cães peludos, de casacos duplos como Husky Siberiano.

A uma grande demanda no verão para Petshop que possuem profissionais qualificados que possuem certificação em um curso banho e tosa para tosar seus cães nesse período de calor.

Porque acreditam que ao fazer a tosa no verão estão ajudando seus cães a não sentir tanto calor, pois nesse período do ano a pelagem pode esquentar muito, principalmente em cães com pelos mais escuros, mas a realidade não é bem assim.

Os pelos dos cães não servem como roupas serve para nós humanos, muita roupa na época de frio e pouco roupa na época do verão.

Os pelos dos cães, de fato, ajudam a equilibrar a temperatura corporal no animal.

Como uma roupa térmica, a pelagem evita que o cão receba ou perca calor em excesso.

Por não terem glândulas sudoríparas que é como um “termostato” em nossos corpos, os cães utilizam a língua para fazer essa troca.

Os cães normalmente botam a língua para fora para equilibrar a temperatura de seu corpo.

Muitas pessoas quando estão diante desse situação pensam que o animal está se sentindo cansado, mas não é sempre por esse motivo.

A variação da temperatura corporal dos cães

Antes de prosseguirmos em direção a resposta a pergunta devo tosar meu cachorro no verao, farei uma explicação resumida sobre a temperatura corporal dos cães e suas variações.

A temperatura corporal de um cachorro varia de acordo com o ambiente e sua idade, semelhante como nós seres humanos.

Cães filhotes e mais velhos pode ter a temperatura corporal mais baixa e precisam ser aquecidos com maior frequência do que o normal.

Quando o cachorro está em um ambiente muito quente, a temperatura desse animal pode desequilibrar e subir, o que pode enganar seus donos e fazerem acreditar que o cão está com febre.

Não é recomendado tentar medir a temperatura corporal de um cão com um termômetro, porque sempre vai está maior do que a nossa.

Isso não quer dizer que o seu cão esta muito quente ou frio, é super importante observar se esta muito calor antes de tomar qualquer decisão.

Afinal, devo tosar meu cachorro no verao? É necessária?

Em verdade, algumas raças de cães a tosa no verão necessário e indispensável.

No verão e também no ano todo, não apenas por uma questão de estética do animal, mas por uma questão de saúde e higiene do cão.

O poodle, Husky Siberiano, Shih-Tzu, o Cocker e muitos outros cães com pelagem grandes, são as raças que precisa de tosa não somente na época de calor, mas a cada 30 dias em média.

Algumas raças podem precisar da tosa apenas de 90 em 90 dias, isso pode variar muito.

O recomendado é deixar no mínimo 5CM de comprimento dos pelos para as raças que não podem ser tosador no verão, por que necessitam dos pelos.

Deixe uma resposta