8 Dicas para gerenciar uma equipe de forma eficaz

gerenciamento de equipe

O papel de um gerente nem sempre é fácil de navegar. Enquanto que no início de sua carreira é provável que você fosse puramente responsáveis pelo seu trabalho sozinha, é seu dever, para inspirar, liderar e motivar sua equipe para realizar um conjunto de objetivos para a organização.

É mais fácil falar do que fazer, certo?

Nem todo mundo vai ser fácil de trabalhar e garantir que tudo está correndo sem problemas muitas vezes pode provar um desafio.

Então, como você pode ser um grande gerente que mostra autoridade e liderança, ao mesmo tempo em que mantém o respeito de seus pares? Aqui estão algumas das nossas principais dicas para gerenciar uma equipe de forma eficaz.

1) Manter uma boa comunicação

Os funcionários querem ser mantidos ao corrente sobre projetos, metas e prazos em curso, por isso é essencial que você se comunicar bem com eles e informá-los sobre os avanços dentro da organização. É de super importância que você incentive o feedback e que sua equipe sintam que podem aproxima-se com quaisquer perguntas ou questões que queiram abordar, por isso, se tornar disponível ao seu pessoal é fundamental.

2) Criar relações de trabalho positivas

É importante conhecer individualmente os membros da sua equipa, não só a nível profissional, mas também a nível mais pessoal. Quando você colocar o esforço para ficar a saber um pouco mais sobre como seus colegas estão fazendo e o que eles estão interessados, ele vai construir uma relação muito melhor entre a equipe.

3) Reconhecer um bom trabalho

Não seja um desses chefes que só dá feedback quando você tem algo a criticar! Ao fornecer ao seu pessoal um feedback positivo, isso ajudará a aumentar a sua confiança e incentivá-los a se envolverem mais no futuro, por isso é vital que você reconheça suas conquistas e o esforço que eles estão colocando. Incentivar a criatividade e garantir que todos sejam claros sobre o que se espera deles.

4) Ser real

A tua equipa não espera que sejas sobre-humana, por isso, se estás a sentir a pressão e precisas de ajuda, não tenhas medo de o admitir e se cometeres um erro, admite! Ao mostrar o seu lado humano e permitir que a sua equipa o conheça um pouco melhor, a sua equipa sentir-se-á mais relaxada e confortável ao aproximar-se de si.

5) Seja decisivo

Um bom líder precisa ser capaz de afirmar sua autoridade e tomar decisões importantes para a equipe. Não há espaço para vacilações em um papel de liderança, então é crucial que você mantenha suas armas e vá com o que você acha que é melhor o negócio.

6) Delegar trabalhos às pessoas certas

Parte da razão pela qual é vital que estabeleça uma relação com a sua equipa e os conheça individualmente é para que possa avaliar os seus pontos fortes. As pessoas desempenham melhor e estão mais envolvidas em papéis onde sentem que estão empregando suas melhores habilidades, assim delegando funções adequadas que se adequam a cada um terá um impacto significativo na produtividade da equipe.

7) Gerir o conflito

Quando há conflito no local de trabalho, não deve ser ignorado. Fechar os olhos pode levar a uma atmosfera negativa, o que pode ter implicações para a produtividade do pessoal e a comunicação entre a equipe pode sofrer. Quando surge um problema, é crucial que ele seja tratado imediatamente antes de construir.

8) Dar um bom exemplo

Sua equipe vai olhar para você para orientação e inspiração, por isso é essencial que você definir um bom exemplo para ganhar o seu respeito. Se você espera que eles se comportem profissionalmente e se comprometam com seu trabalho, é vital que você mesmo o faça. Certifique-se de que está a fazer o seu trabalho, continuando a desenvolver a sua carreira e a apoiar a sua equipa a fazê-lo também.

Deixe uma resposta